Pesquisar este blog

terça-feira, 4 de março de 2008

Pensionato

Este seu olhar
Quando encontra o meu
Fala de umas coisas
Que eu não posso acreditar
Doce é sonhar
É pensar que você
Gosta de mim
Como eu de você
Mas a ilusão
Quando se desfaz
Dói no coração de quem sonhou
Sonhou demais
Ah, se eu pudesse entender
O que dizem seus olhos

Vinicius de Moraes

Volta e meia eu esbarro nessa palavra, a tal da saudade. E sinto pena dos que não a têm no idioma maternal. Ça me manque, tu me manques, I miss you, I miss it, nostalgia... não é a mesma coisa. Neste sentido, viajando por aí descobri que a cultura está muito relacionada aos sentimentos vividos pelos povos. E que a língua falada está diretamente ligada ao sentimento. Afinal, é uma das formas - e não há como negar sua relevância, basta ler poemas - como os exprimimos. Por isso eu pergunto: se eles não sabem traduzir a palavra SAUDADE, sabem eles senti-LA?

2 comentários:

  1. I believe they do. It is not the word itself that defines our feelings.

    Is it possible to miss something/someone you haven't properly felt or met?Is there a word for it? (Maybe mental illness?..ahaha)

    Saudade, in my humble opinion, is a combination of nostalgy, pain,longing and emptiness altogether.Or,just one of them, it depends on the situation..hehe....Despite my very bad definition what I am trying to say it is feelings are "endless" and words are always limited.
    Linguistically speaking all kinds of comunication, in any language, has its flaws. For example, the message you are trying to pass to your readers is probably different from what they are going to get from it. The so-called idiosyncrasy .Otherwise it will be telepathy, not communication.

    Enough of my mambo jambo.

    Just to say I do like what you write and that is pretty much it!

    See you around, if the accident will.

    ResponderExcluir
  2. Fala menina....
    hum.. gosto do q vc escreve... confesso q nao li todos os textos mas grande parte deles.
    saudade.... sentimento confuso, sentimento q mexe, q doi, q nao se explica, q deixa um nozinho na garganta, q faz os olhos marejarem, q aperta o coracao... mas eh bom sentir saudades... pq ela prova q nao ha esquecimento! Quando ha saudade prova q existiram momentos bons, mas q nunca mais tornaram a existir....

    bjo Ma

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário